Metílico: O negócio da intoxicação [Castelhano]

Estrato do programa Cuarto Milenio (programa 24, temporada 6) emitido pola TV privada espanhola Cuatro o 11 de marzo de 2011.

O fragmento fala do conhecido na Espanha como “caso do metílico” acontecido no ano 1963. Na altura certas produtoras de licores da Galiza como “Lago e Hijos” engarrafaram uma ampla gama de licores que continham álcool metílico em lugar de álcool etílico (ou em ocasiões ambas substâncias misturadas). O álcool metílico é um composto de elevada toxicidade que provocou cegueira ou morte num número indeterminado de casos. Os culpáveis da fraude ficaram praticamente impunes (o principal culpado não chegando a estar na cadeia nem 5 anos) e as vítimas nunca foram indemnizadas. As vítimas reconhecidas oficialmente andam por volta do meio centenar de mortos e das dez pessoas que ficaram cegas. Porém, as estimações dos investigadores que estudam o caso sugerem que as vítimas teriam sido milhares e que o incidente teria tido repercussões internacionais além da Espanha (nomeadamente, casos de intoxicação polo metílico distribuído por “Lago e Hijos” teriam se produzido também na Itália, nos Estados Unidos e em diversos países africanos e da América Latina).

NOTA: Embora Cuarto Milenio seja um programa com uns conteúdos nos que predomina a temática esotérica, não é o caso da reportagem que nos ocupa, a qual descreve com relativa precisão uns factos tristemente reais.

NOTA: Também disponível em Vimeo e Blip.